Vinho Verde de Amarante | Vinhos Verdes Diferentes

Há locais que nos impressionam desde logo pelas suas características paisagísticas. No entanto, no caso de Amarante há mais para além do que se vê à vista desarmada.

Esta região esconde um produto que pela sua qualidade e características diferenciadas causa impacto em todos que o conhecem. O produto em causa é engarrafado e está espalhado por todo o mundo. É o Vinho Verde de Amarante!

Dentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, a Sub-Região de Amarante tem características que a diferenciam de todas as outras. O micro-clima influenciado pela conjunção de serras e vales, em conjunto com o solo predominantemente arenoso de origem granítica, permite produzir vinhos frescos, aromáticos e estruturados, que são os favoritos de tantos consumidores.

Ao percorrer toda esta Sub-Região, encontramos a diversidade típica de um território em evolução alternando parcelas de vinha tradicional com mais de 100 anos com recentes plantações modernas mecanizadas fruto de uma progressiva profissionalização da cultura da vinha nesta zona.

Estamos no entanto em Portugal e as vinhas estão dispersas e entrelaçadas entre outras culturas, casas de habitação, jardins, hortas, pomares, floresta e aglomerados de mato.

Nas viagens que faço de/para Amarante, reparo sempre no contínuo tecido de culturas, aglomerados de casas e pedaços de floresta que coexistem em qualquer direcção ou estrada onde esteja. A verdade é que toda a sub-região está organizada desta forma e na minha opinião, por razões históricas e culturais, vai continuar assim por muitos mais anos.

A evolução é contínua mas lenta e persistirá por muitas gerações.

Dentro da Região Demarcada dos Vinhos Verdes e considerando todas as 9 Sub-Regiões, a área que compõe a Sub-região de Amarante:

  • é uma das que está mais protegida da influência do Oceano Atlântico – é a segunda mais distante do mar
  • tem altitudes de plantação mais baixas – a altitude varia entre os 70m e 400m
  • e estando junto das serras do Marão e Alvão beneficia da protecção natural destas.

As características que definem este terroir único permitem a produção de uvas de elevada qualidade que depois transformamos em vinhos inesquecíveis.

Gostaríamos de saber a sua opinião e perspectiva. Já provou os vinhos de Amarante?

 

 

Newsletter!!!
Receba a informação sobre os nossos produtos directamente no seu e-mail.
Também não gostamos de SPAM. Respeitamos a sua privacidade. Os seus dados não serão partilhados

Leave a Comment