IGP PORTUGAL
ALMARES
Alvarinho 2017
A Região de Amarante é constituída por um conjunto de vales dominados pelos rios Douro e Tâmega. A distância ao Oceano Atlântico e o facto de estar encostada à serra do Marão faz com que esta região vitícola tenha condições de temperatura e pluviosidade únicas dentro da Região dos Vinhos Verdes. Os solos são pobres e quase exclusivamente de origem granítica arenosa, o que facilita a drenagem da água da chuva. Todas estas condicionantes fazem com que as uvas tenham maturação adequada e equilibrada, que originam vinhos elegantes, complexos e minerais.
NOTAS DE PROVA
Vinho com prova exuberante e complexa. Os aromas predominantes são de frutas tropicais com algumas notas florais. Prova cheia e agradável com bom volume e elegância. Perfil gastronómico devido ao corpo e graduação alcoólica. Vinho feito com uvas brancas da casta Alvarinho da região de Amarante.
PRÉMIOS E DISTINÇÕES
Gran Arribe de Oro – no Concurso “Vinduero” 2021
Arribe de Oro en Femenino – no Concurso “Vinduero” 2021
INFORMAÇÃO TÉCNICA
- Tipo: Vinho Branco
- Marca: Almares
- Colheita: 2017
- Casta: Alvarinho
- Alcool: 13,5%
- Açúcar Residual: Seco
- Acidez Total (em ácido tartárico): 6,3 g/litro
- pH: 3,4
SUGESTÕES DE CONSUMO
- Este vinho é jovem, encorpado e de aromas muito delicados. Para tirar partido de todas as suas potencialidades e prazer, pode ser bebido já ou deixar algum tempo na garrafa. É um vinho que tem potencialidade de envelhecimento na garrafa.
- É um vinho encorpado e de alto teor alcoólico
- Recomendamos que se sirva fresco entre 10º e 12ºC